Como Abrir Uma Fábrica De Chinelos

Como Abrir Uma Fábrica De Chinelos

Os chinelos os quais podem ser encontrados em uma grande quantidade de pessoas que pode ser rico, pobre, criança, idosos, homens, mulheres todos tem pelo menos um par de chinelos em casa. E justamente por esta presença maciça dos chinelos na vida do povo brasileiro existem diversas empresas no mercado que oferecem este produto para revenda e comercialização sendo, portanto, uma boa ideia de negócio a ação de abrir uma fábrica de chinelos.

Neste momento, no entanto, muitos possíveis empresários do ramo podem se fazer o seguinte questionamento: se este produto é tão comum, por que investir nele?

A resposta é bem simples e consiste no fato de que por ser tão comum é necessário para uma grande quantidade de pessoas e existem nos dias atuais modelos com um diferencial e que chame a atenção pode levar à uma maior procura. Deste modo, neste ramo ocorrem chances tanto para o fornecimento de chinelos básicos como para a confecção de peças exclusivas e detalhadas para ocasiões variadas.

Por esta área de negócio em ascensão vamos mostrar em seguida neste artigo as principais dicas e orientações para quem pretende investir no ramo de chinelos.

Mercado Para Quem Pretende Abrir Uma Fábrica De Chinelos

Ao começar a abordar sobre este assunto é preciso verificar de maneira inicial as questões relacionadas com o mercado para abrir uma fábrica de chinelos sendo que com relação a este aspecto uma das boas notícias se refere ao fato de que este é um tipo de calçado sem uma classe social específica.

Isto ocorre porque desde os mais simples e pobres até os mais sofisticados e riscos possuem em casa pelo menor um par de chinelos além do que tanto homens como mulheres usam este calçado sem restrição à idade apresentada.

Por isso, é preciso apenas escolher o público a ser abordado dentro deste grande mercado para a criação e venda de chinelos e investir toda a criatividade e energia para o desenvolvimento adequado neste novo negócio.

No entanto, este grande mercado consumidor para quem pretende abrir uma fábrica de chinelos é um ponto positivo pelas grandes possibilidades existentes mas é ao mesmo tempo um certo problema para os empreendedores no momento de decidir exatamente quem será o público-alvo que vai ser atendido pelo empreendimento a ser criado.

Para verificar qual seria a faixa do mercado mais interessante é preciso realizar uma pesquisa de mercado adequada na qual será possível conhecer de maeira detalhada os consumidores com seu perfil de compra, nível de renda, padrão de consumo e sexo predominante.

Além disso, é preciso buscar dados como as faixas etárias que mais e menos consomem um produto como chinelos, a presença na região a ser escolhida de concorrência.

 Por meio das informações obtidas neste estudo será possível conhecer de forma bem definida as possibilidades de ganhos e as lacunas existentes neste tipo de negócio as quais podem ser preenchidas e por isso aproveitadas pela sua empresa que será criada.

Uma análise mais aprofundada do mercado vai identificar também quem já está atuando e como está trabalhando. Geralmente, como o produto é consumido por quase todo mundo, há uma grande igualdade no tratamento dele.

Por isso, é possível encontrar empresas que vão do pequeno ao médio porte que no final das contas vendem praticamente o mesmo tipo de produto sendo, assim, concorrentes que não trazem novidade nem inovação ao mercado.

Em decorrência desta questão é de grande importância no processo de planejamento de seu negócio buscar obter conhecimentos e dados profundos sobre o produto a ser produzido para que surjam novas ideias as quais podem criar o diferencial ao abrir uma fábrica de chinelosque será a sua vantagem competitiva rumo ao sucesso empresarial.

Perfil Do Empreendedor Da Fábrica De Chinelos

Com a delimitação mais específica do mercado de atuação para chinelos é preciso verificar antes de começar as ações práticas de forma mais efetiva analisar se você possui o perfil necessário para empreender neste ramo.

Para fazer esta delimitação é necessário pensar em seus gostos, experiências e estilo de atuação enquanto profissional ponderando se você conta com ânimo para conseguir organizar este tipo de negócio pois terá que se dedicar de forma exclusiva neste projeto.

Além disso, é de grande importância que os interessados em abrir uma fábrica de chinelosdevem possuir uma boa capacidade de contatos para as mais variadas ações que serão necessárias bem como uma boa capacidade para o ramo de vendas e negócios em geral. 

Quem São Os Clientes Da Fábrica De Chinelos

De maneira geral, os clientes para quem pretende abrir uma fábrica de chinelos são as lojas que vendem calçados de diversas modalidades e neste caso a sua atuação será como um fornecedor para as mesmas dos chinelos produzidos pela sua empresa.

Mas nos dias atuais existem também outras opções de clientes como outros estabelecimentos que não tenham como atividade-fim a venda de chinelos mas que podem acabar oferecendo este produto como lojas de departamentos, mercado, farmácias, bancas de jornais, dentre outros.

É possível também que o empreendedor fabrique os chinelos e venda de maneira direta para as pessoas físicas precisando considerar para isso não apenas a estrutura para a produção como também um ponto comercial destinado à venda.

Esta última opção, no entanto, pode não ser uma boa escolha porque haverá um gasto extra com equipamentos e o seu retorno irá demorar mais tempo para ser recuperado além de precisar ter o trabalho de vender os chinelos produzidos. Por isso, neste mercado específico é melhor buscar ser fornecedor de lojas.

Estrutura Básica Da Fábrica De Chinelos

Com a definição mais conceitual com relação à decisão de abrir uma fábrica de chinelos é preciso em seguida delimitar a estrutura básica a ser usada para que a produção dos produtos seja feita sendo que neste caso o imóvel escolhido deve possuir uma área de pelo menos 80 m² com divisões adequadas para as áreas de produção, atendimento, administração, vestuários, banheiros e estocagem.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Além disso, é preciso cuidar para conseguir os equipamentos necessários á atividade de fabricar chinelos como ferramentas em geral, lixadeiras, máquinas de corte e costura, prensas, móveis e equipamentos de escritório.

Outro cuidado necessário nesta dinâmica se refere aos materiais que devem ser usados para fabricar os chinelos os quais devem ser adquiridos no início em uma quantidade maior para garantir um estoque para o começo das atividades.

Ao considerar a relação dos principais materiais necessários para esta modalidade de negócio podem ser citados: borracha, nylon, cola, tinta e o que mais for preciso para fazer a embalagem como etiquetas, sacolas e caixas de papelão.

É preciso também ao organizar a estrutura básica para abrir uma fábrica de chinelosconsiderar os empregados a serem contratados sendo que a sua quantidade e perfil irá variar de acordo com o porte do seu negócio a ser criado devendo considerar que, de maneira geral, será preciso de profissionais experientes e treinados para a área operacional os quais devem atuar nas máquinas, na etiquetagem, no ensacolamento e no encaixotamento.

Localização Da Fábrica De Chinelos

Com a estrutura básica delimitada e organizada o próximo passo rumo ao objetivo de abrir uma fábrica de chinelos se refere á escolha da melhor localização da fábrica sendo que o novo empreendimento deve estar situado em um local que não seja residencial pois o movimento de carros maiores pode não se adequar à rotina das famílias e da vizinhança.

Outro ponto que deve ser cuidado de maneira bem especial consiste em verificar junto aos órgãos públicos municipais se haverá a concessão de alvará para o funcionamento em determinada localidade sendo que esta informação deve ser buscada antes mesmo de assinar contratos de locação ou compras de imóveis para evitar problemas e prejuízos posteriores.

Os demais que pontos que também precisam ser considerados ao comprar ou alugar um imóvel para servir de fábrica de chinelos se referem a questões como:

  • Averificação da regularidade com relação aos impostos para evitar que você tenha que pagar preços anteriores à sua entrada no imóvel.
  • Conferir se serviços básicos como água, esgoto, encanamentos, gás, luz, telefone, internet, ruas pavimentadas e outros são oferecidos da forma adequada e necessária para quem pretende abrir uma fábrica de chinelos para não correr o risco de ficar sem serviços necessários para o funcionamento diário de seu negócio.
  • Certificar da inexistência de alagamentos em períodos de chuva e de que a segurança pública seja adequada contra roubos e problemas criminais relacionados.

Fornecedores Da Fábrica De Chinelos

Com a determinação específica da localização a ser escolhida para abrir uma fábrica de chinelos a próxima etapa neste processo de obtenção de um novo negócio consiste em delimitar os processos de trabalho e a escolha dos fornecedores de matéria-prima.

De maneira inicial é preciso organizar do ponto de vista conceitual como será feito o processo de produção dos chinelos com a definição detalhada dos passos e etapas que deverão ser cumpridas para a obtenção ao final dos chinelos com os modelos e estilos determinados.

Após esta definição de como será o processo de produção é preciso escolher os fornecedores das matérias-primas a serem usadas nesta dinâmica de trabalho sendo que neste caso a opção existente são os atacados.

Neste caso como a fabricação de chinelos vai ser feita em larga escala será preciso comprar materiais primários em uma grande quantidade demandando para isso a sua aquisição em lojas de atacado que oferecem melhores preços, condições facilitadas de pagamento, entrega rápida garantindo, assim, um bom andamento para o negócio criado.

Para organizar de maneira mais específica a questão dos fornecedores depois de fazer uma listagem com os materiais necessários para a produção rotineira dos chinelos é interessante pesquisar os atacados que fornecem cada um deles com suas condições, variedade e qualidade dos produtos oferecidos.

De posse destes dados específicos dos fornecedores é possível, em seguida, escolher as melhores alternativas para o seu orçamento disponível e a necessidade de produtos definindo anteriormente os fornecedores que serão contratados para você que vai abrir uma fábrica de chinelos.

Como São As Etapas De Uma Fábrica De Chinelos: Dicas De Negócio

A partir de todas estas organizações e definições já é possível iniciar de forma prática o processo de abrir uma fábrica de chinelos mas é preciso cuidar para que todas as etapas desta abertura sejam feitas da maneira correta e por isso vamos oferecer a seguir algumas dicas de negócios.

Em primeiro lugar é preciso estar consciente de que a fabricação de chinelos é feita, como o processo definido anteriormente por você, em etapas que englobam o corte da borracha, o corte das tiras que irão ser os suportes para o chinelo, a perfuração da borracha para receber as tiras, a montagem, acabamento e expedição final dos chinelos feitos.

Com esta delimitação é preciso estar consciente de que a diferença entre duas ou mais fábricas de chinelos está relacionada de forma geral não com o processo – que é o mesmo – mas sim com a qualidade do produto feito o qual vai agregar mais valor de acordo com o design, beleza e a criatividade utilizada.

Neste ponto surge um questionamento importante: Como conseguir unir esses aspectos para obter como consequência um produto que garanta o sucesso do negócio criado?

Para responder a esta questão é necessário que o empresário esteja ciente de que para buscar o diferencial desejado no mercado de fabricação de chinelos a base consiste na pesquisa de mercado feita no início de seu planejamento.

Isto se justifica porque é este tipo de estudo que irá mostrar de maneira detalhada as necessidades e desejos dos clientes e ainda mostra o que os seus principais concorrentes estão fazendo identificando o nicho deste mercado ainda inexplorado que pode ser utilizado por você em seu empreendimento.

No processo da pesquisa de mercado se for preciso gastar meses pesquisando e imaginando algo diferente é importante que isso seja feito, pois trará resultados positivos.

Com grande diferencial e ainda uma distribuição eficiente conseguirá ter um valor que seja fácil de ser praticado.

Outra dica para quem quer entrar abrir uma fábrica de chinelos consiste em buscar aliar a sua produção ao ramo de festas pois uma grande tendência deste mercado consiste em oferecer nos casamentos e eventos sociais variados novidades como chinelos personalizados que podem ser usados já durante a festa ou como lembrança da participação no mesmo.

Assim, por que não fabricar chinelos somente para essas empresas que vendem chinelos para esse tipo de público? Ou por que não criar modelos exclusivos para esses eventos e nem precisar de intermediários?

Por isso, é de suma importância conhecer a realidade do ramo de chinelos em que pretende atuar para garantir o sucesso desejado e neste caso uma ação importante consiste em consultar empresas que estão neste mercado à anos pois elas servem como um guia e orientação para quem está começando suas atividades empresariais.

 

FONTE:http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-abrir-uma-fabrica-de-chinelos/